quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sistema de Informação - Tomada de Decisão

Um Sistema de Informação trata-se de um processo que envolve a entrada de dados e a saída de informações. São todas as formas de informações existentes no mundo dos seres humanos, e esses em resultado da evolução e o aumento da espécie sentiu-se a necessidade de desenvolver e evoluir uma forma de Sistema de informação (TI) que garantisse a comunicação, organização, segurança, gerenciamento e velocidade no acesso as informações de forma mais efetiva e principalmente na tomada de decisão a nível tático e estratégico.
Existem varias vantagens que demonstram o porquê investir neste tipo de Sistema, mas no entanto antes de se optar por um Sistema deste é preciso tomar algumas precauções, principalmente, quando se trata de sistemas que são integrados, pois a integração das bases de dados representa o melhor caminho para muitas empresas, porém cada caso deve ser bem analisado levando em consideração a realidade de cada uma.Todas informações deverão ser filtradas e aquelas sem interesse deverão ser descartadas. O desafio de qualquer empresa é priorizar as informações críticas e mínimas, que garantem o bom funcionamento gerencial das empresas.
O comprometimento participativo dos colaboradores é de fundamental importância para a disseminação das informações no ambiente de trabalho.Os níveis da informação e de decisão empresarial segue uma hierarquização, onde no topo da pirâmide encontra-se o nível estratégico que trata-se de um processo decisório, é o nível da informação macro que contempla a empresa em sua totalidade. As pessoas responsáveis pelo nível estratégico de decisão estão antenadas com o ambiente externo e possuem uma visão macro do negócio.
Elas traçam os rumos da empresa pelas diretrizes gerais.Em segundo encontra-se o tático ou gerencial que trata-se de um processo que tem como finalidade otimizar determinada área de resultado ou função empresarial e não a empresa inteira.Por ultimo o nível operacional que trata-se da formalização de processos, principalmente por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento, das respectivas normas e implementação estabelecidas.O nível operacional possui uma visão limitada, porém detalhada das atividades que compõem os processos.Empresas horizontais ou não-hierarquizadas já são realidade.
A valorização do corpo operacional acaba sendo utilizada para o aumento da produtividade nestes casos. Porém, trata-se de um esquema hierárquico difícil de implantar em qualquer empresa; depende, muitas vezes, do tipo de negócio e cultura organizacional. Empresas virtuais são aquelas que funcionam graças a Tecnologia de Informação. Geralmente, não existem fisicamente e seus negócios são totalmente dependentes de Sistemas de Informação em TI. Economia de redes é a interação de pessoas com outras detentoras de conhecimento e influência, para disseminação de conhecimento e obtenção de vantagens competitivas.

Nenhum comentário: